Uma nova modalidade de golpe de estado

11/07/2015 às 09:31 hs

Golpe de estado é a deposição de um governo legitimamente instalado. Na grande maioria dos casos, os golpes são dados pela oposição, normalmente com apoio de militares ou de forças armadas irregularmente

Leia mais

Liberdade de expressão e a cultura do ódio

04/07/2015 às 11:20 hs

Nossa Constituição de 1988 garante a liberdade de expressão, possibilitando a construção de uma sociedade caracterizada pela pluralidade política, religiosa e cultural

Leia mais

Em torno das Universidades Públicas de MS

20/06/2015 às 09:00 hs

Apesar de ter mais dúvidas do que certezas, ouso oferecer algumas sugestões para o ensino público superior de nosso estado.

Leia mais

UFGD: continuidade, avanço ou ruptura

13/06/2015 às 16:09 hs

Tomou posse na última quarta-feira em Brasília, para exercer o mandato de reitora da UFGD, entre 2015 a 2019, a professora Liane Maria Calarge, em substituição ao professor Damião Duque de Farias

Leia mais

Pertenço, logo existo

30/05/2015 às 05:34 hs

Hoje vou me perguntar porque eu sei que existo, assim como desejo que o caro leitor faça essa pergunta a si mesmo

Leia mais

Marti: sem a luz do seu olhar

23/05/2015 às 07:48 hs

Era comum na época da ditadura militar que policiais, especialmente da Polícia Federal, mas também da Polícia Rodoviária e até delegados de polícia frequentassem cursos de Ciências Sociais ou Humanas,

Leia mais

O gari também tem o seu dia

22/05/2015 às 09:22 hs

De manhã um homem iniciava uma rotina de trabalho que era o de limpar. Trabalho sim, e muito valoroso, embora ele o fizesse sem ganhar nada de ninguém, sem ter um emprego, era uma contribuição voluntária que dava à sua cidade.

Leia mais

Mãe, simplesmente...

09/05/2015 às 07:57 hs

Cantou Toquinho sobre a mãe: “Ela é a palavra mais linda / Que um dia o poeta escreveu / Ela é o tesouro que o pobre / Das mãos do Senhor recebeu”.

Leia mais

O PT tem que ser extinto, ou (re)erguer-se?

25/04/2015 às 15:23 hs

A extinção do PT é defendida com veemência pela revista Veja, na verdade um folhetim de propaganda da extrema direita brasileira, na mesma linha da Isto é, Época, Globo e outros órgãos de comunicação menos ostensivos

Leia mais

O homem que foi mais herói: o 21 de abril

18/04/2015 às 09:38 hs

Os impostos, assim chamados porque não são pagos espontaneamente, são velhos conhecidos dos brasileiros. Portugal, impunha-nos, por exemplo, o pagamento do quinto do ouro para a Coroa

Leia mais

A corrupção na berlinda

11/04/2015 às 08:54 hs

A corrupção é uma chaga que atinge todos os países do Planeta embora os critérios de classificação usados pela ONG “Transparência Internacional” prejudiquem os países menos poderosos.

Leia mais

Em homenagem ao 1º de abril.

28/03/2015 às 08:04 hs

Liberato Leite de Farias, o Laquicho, não obstante concorrer com contadores de causos excepcionais como o Dr. Nelson de Araujo, o Coronel Ponciano, Major Capilé e tantos outros, foi dentre eles uma espécie de campeão dos campeões.

Leia mais

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br