A estrutura subjacente à noticia

23/08/2014 às 07:07 hs

Ferguson, Ebola,(...) quais as razões estruturais, as causas mais profundas que geram esse noticiário?

Leia mais

Política é arte imprevisível, a morte é certa.

16/08/2014 às 07:33 hs

Mesmo sendo a arte de governar, a política pode ser compreendida também como a arte do imponderável. Ora, se a história, uma ciência, tem elevadíssimo grau de imprevisibilidade, porque a política haveria de ser exata?

Leia mais

12 anos de escravidão e outros maus exemplos do Norte.

09/08/2014 às 08:21 hs

Mesmo para os historiadores que conhecem vários processos de dominação do homem pelo homem, o livro de Solomon Northup, “12 anos de escravidão”, transformado também em filme, não deixa de impressionar.

Leia mais

O passado como professor no presente

02/08/2014 às 17:03 hs

Em 1946 foi publicado um livro de Collingwood que se tornou clássico: “A Ideia da História”. Cito de memória uma sua definição: a história é o estudo do passado para melhor se compreender o presente e para se ter uma visão do futuro

Leia mais

Mudanças de 360 graus

26/07/2014 às 07:59 hs

Uma volta de 360 graus, prometeu-me já no corredor da faculdade aquele aluno que estava mal de notas. Bati em seu ombro como quem diz parabéns, pois teria sido indelicadeza afirmar-lhe que se ele desse uma volta de 360º ficaria no mesmo lugar.

Leia mais

O Banco dos BRICS: gol de placa para o Brasil

19/07/2014 às 07:57 hs

O dia 15 de julho de 2014 entra para a história econômica pela criação de um novo banco. O evento ocorreu em Fortaleza, com a participação de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os BRICS

Leia mais

O silêncio da diplomacia brasileira

05/07/2014 às 09:59 hs

A formação de diplomata sempre foi árdua. É preciso ter um curso de graduação para concorrer a uma vaga no Instituto Rio Branco, que desde 1946, forma os diplomatas brasileiros. O cargo, portanto, não é preenchido por indicação política,

Leia mais

Cenas marcantes de um país em festa

28/06/2014 às 05:33 hs

Ricardo Kotscho disse algo impecável sobre a Copa: “Faz duas semanas, deixei um país em guerra, afundado nas mais apocalípticas previsões, e desembarquei agora noutro, na volta, bem diferente, sem ter saído do Brasil”

Leia mais

Crianças entre os desenhos e o futebol

21/06/2014 às 19:57 hs

As crianças passam a se interessar pelo futebol entre os 4 e 5 anos. Claro que não entendem as regras, mas ao ver os adultos torcendo acabam sendo influenciadas

Leia mais

O exoesqueleto: um gol de placa

14/06/2014 às 16:32 hs

“A taça do Mundo é Nossa”, música composta em comemoração à vitória brasileira em 1958, na Suécia, por Lauro Müller, Maugeri Sobrinho e Victor Dagô, foi lembrada na quinta-feira passada por muitos brasileiros que tiveram o privilégio de ouvir pelas ondas de rádio as transmissões vibrantes como as de Jorge Cury,

Leia mais

A Copa do Medo

07/06/2014 às 08:16 hs

Timidamente os brasileiros vamos dependurando nossas bandeiras na sacada, nossas bandeirolas nos carros, enfeitando as nossas ruas, mas nunca como antes.

Leia mais

Estamos sendo filmados

31/05/2014 às 09:16 hs

Eric Arthur Blair escreveu em 1948 um livro cujo título é simplesmente a inversão dos dois últimos números, ou seja 1984. Sucesso no mundo todo o autor, cujo pseudônimo era George Orwel,

Leia mais

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br