Júpiter na cidade moderna

29/05/2012 às 21:28 hs

É difícil para definir o que seja uma cidade moderna, existem conceitos e mais conceitos, inclusive os que dizem que cidade moderna é a que existia na Idade Moderna, mas enfim eis a visão de Júpiter

Leia mais

Crônicas em retalhos: boas notícias devem ser divulgadas

16/05/2012 às 17:20 hs

As outras são boas notícias, mas faltou a bizarra, a reunião do PMDB que acabou indicando o deputado Marçal para concorrer à prefeitura de Dourados não foi realizada em uma saúna, portanto mais dia menos dia, saberemos realmente o que ocorreu nessa reunião.

Leia mais

Cícero deixa-nos a saudade

26/04/2012 às 21:58 hs

Faleceu na tarde de hoje um dos mais antigos advogados de Dourados, Cícero José da Silveira, o Mineirinho

Leia mais

Enxutas reflexões sobre a corrupção

22/04/2012 às 20:39 hs

A corrupção não está restrita única e exclusivamente no círculo político, ela se manifesa em todos os setores da atividade humana.

Leia mais

Uma vasectomia frustrada

28/03/2012 às 01:01 hs

Já se vão mais de doze anos sem que visse o moço alvo dessa minha crônica. Ás vezes até comentava com algum amigo comum; onde andará fulano? Eis que hoje o encontrei, é gari

Leia mais

Luís Antonio e a sua visão de planejamento

01/03/2012 às 07:21 hs

A substituição das rotatórias por semáforos e do calçadão por avenidas denotam que a atual administração de Dourados está valorizando mais o carro que o cidadão

Leia mais

O Banco do Brasil e a agricultura nacional

24/02/2012 às 21:10 hs

O Banco do Brasil, no obstante a sua inconstestável contribuição ao desenvolvimento nacional, nos tempos recentes tem agido muito mais como banco privado do que como banco de fomento da agricultura brasileira.

Leia mais

A duas fases da notícia e a formação das “mentalidades”

07/02/2012 às 21:03 hs

Uma coisa é a notícia ter duas fases. É compreensível, principalmente pela formação dos profissionais jornalistas, geralmente de tendências direitistas, outra coisa é ser um jornalista de mau caráter circuntâncias que à vezes os obriga a serem

Leia mais

SIMTED: fábrica de lideranças

05/02/2012 às 12:28 hs

Em 1º de fevereiro deste ano tomou posse a nova diretoria do SIMTED-Dourados,um sindicado que é verdadeira fábrica de lideranças.

Leia mais

A expansão da SANESUL e as suas tarifas

25/01/2012 às 09:23 hs

Graças ao Programa de Aceleração do crescimento - PAC - a SANESUL expandiu consideravelmente a sua rede de água e esgoto, mas o consumidor não está satisfeito com as tarifas cobradas

Leia mais

As maiores bobagens da história

15/01/2012 às 20:10 hs

No início de dezembro do ano passado a imprensa publicou em cantinhos de página a informação de que três políticos brasileiros foram mencionados no “livro das maiores bobagens da história”

Leia mais

Uma crônica de fim de ano para você

26/12/2011 às 11:51 hs

Ah! Não pense você que tudo é igual, que entra ano sai ano e nada acontece de novo. Nós e todo o universo estamos em permanente mudança.

Leia mais

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br