Guaraoby: um patrimônio imaterial de Dourados

09/12/2011 às 21:00 hs

O Coral Guaraoby resistiu à falta de apoio durante quatro décadas, mas agora está na iminência de encerrar as suas atividades.

Leia mais

Doença como metáfora: o câncer de Lula

30/11/2011 às 09:11 hs

Desde o momento em que o ex-presidente Lula anunciou que estava acometido de um câncer começaram a circular pela rede da Internet dezenas de textos que precisam ser analisados.

Leia mais

29/11/2011 às 13:52 hs

O falecimento de Egídio Bruneto, ocorrido no dia 28 de novembro deste ano de 2011, esvazia o Mato Grosso do Sul e o Brasil de mais um liderança, de um lutador em benefício de seu povo.

Leia mais

Letras UFGD: 40 anos

23/11/2011 às 11:12 hs

O mais antigo curso superior do sul do Estado tendo sido aberto em 1971, completa nesse ano 40 anos. Avaliar a contribuição desse curso para a nossa região é tarefa dífícil pois trata-se de riqueza imaterial.

Leia mais

Brasil: sexta potência mundial, quem diria?

30/10/2011 às 20:41 hs

Dizia Nelson Rodrigues que o brasileiro tem complexo de vira-lata. Será? Mas, falando sinceramente,não era para os meios de comunicação noticiarem com mais entusiasmo a grada notícia de que somos já em 2011 a sexta maior economia do mundo?

Leia mais

A maldição do preto (não tão) velho

29/10/2011 às 19:49 hs

As usinas de açucar e alcool instalaram-se em Mato Grosso do Sul buscando incentivos fiscais e os governantes de plantão não negaram. Robustas e modernas,colocam os seus treminhões para transportar sobrecarcas em estradas que não comportam tanto peso

Leia mais

Professores: para que?

29/10/2011 às 19:46 hs

Essa crônica não deixa de ser uma forma de parabenizarmos os professores pela passagem do dia que lhes é consagrado, mas não deixa de chamar a atenção para a alienação da categoria em relação a sua origem

Leia mais

Sobre o HU: as críticas são bem vindas

29/10/2011 às 19:41 hs

Esse texto é uma respostas aos que não sabiam de nossa atuação na transformação da edificação que seria a Santa Casa de Dourados em Hospital Universitário

Leia mais

"Tá vendo aquele edifício moço?"

12/10/2011 às 19:47 hs

Senti-me na última segunda-feira o próprio "Cidadão" de Zé Geraldo, mas quantos já não se sentiram? O que não devemos é crucificar quem nos impede a passagem, mas esfregar as mãos, diluir os calos e continuar lutanto por uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais igual.

Leia mais

Crônica em retalhos: antigamente – homenagem aos 90 anos ...

17/02/2011 às 19:42 hs

Essa crônica é uma homenagem singela ao professor José Pereira Lins, pela passagem do seu nonagéssimo aniversário.

Leia mais

Crônica em retalhos: desperdício de energia

07/02/2011 às 19:59 hs

Desperdício : não desejo falar do desperdício de energia elétrica embora nunca é demais lembrar que devemos ter como regra básica que quem acende deve apagar e quem liga deve desligar para que assim possamos evitar consumo inútil.

Leia mais

Esquerda, Direita e divisões partidárias

07/02/2011 às 19:56 hs

Nessa crônica procuro responder a questões propostas por leitores que comentaram uma outra: “O PT está perdendo um companheiro histórico”.Eis as questões:

Leia mais

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br