Um sonho menor do que a realidade

21/03/2015 às 08:34 hs

Diz o anedotário que Getúlio Vargas solicitava aos representantes dos estados da federação a elaboração de uma lista tríplice da qual ele escolhia o governador.

Leia mais

Crises e mais crises

09/03/2015 às 15:11 hs

Crises são provocadoras de pequenas e grandes transformações. As econômicas normalmente surgem quando determinado país gasta mais do que arrecada, se endivida e não consegue saldar os seus compromissos.

Leia mais

Petróleo: Dubai, Alberta e Brasil

28/02/2015 às 06:24 hs

As apurações da incontestável corrupção na Petrobras precisam ser aprofundadas e os seus promotores punidos severamente, o que não se deve é generalizar, desconstruir a imagem de uma empresa extremamente capaz e essencialmente importante para o futuro do Brasil.

Leia mais

Os blogs e a democratização da notícia

23/02/2015 às 07:38 hs

A expansão da Internet, com a criação de redes sociais e de inúmeros blogs, está promovendo um efeito positivo na democratização da notícia e na liberdade de expressão.

Leia mais

Olhos voltados para a saúde em Dourados

12/02/2015 às 16:37 hs

Aproveito o ensejo da inauguração da Clínica dos Olhos no dia de hoje em Dourados para abordar, embora superficialmente, a questão sempre palpitante da Saúde em Dourados, de modo especial, da situação hospitalar.

Leia mais

Reflexões de Bepi Bipolar para 2015

29/01/2015 às 08:51 hs

Em Cafundó, cidade natal de Bepi, ele e seu inseparável amigo, Tino Sonso, conversavam animadamente sobre futebol quando repentinamente Bepi parece ter entrado em seu polo non sense, ou seria o contrário, teria entrado em seu polo do senso?

Leia mais

A Terceira Grande Guerra

17/01/2015 às 18:37 hs

Ao longo de meus estudos de graduação e pós graduação, tive muito mais professores de direita que de esquerda, inclusive na USP, que segundo se diz, as Ciências Humanas e Sociais são celeiros de esquerdistas

Leia mais

A Pátria Educadora

11/01/2015 às 07:10 hs

Não creio que tenha sido uma promessa vã, mas sim a proclamação de uma meta a ser atingida: fazer do Brasil uma Pátria Educadora.

Leia mais

Que tudo se realize...

05/01/2015 às 08:47 hs

Dourados tornou-se uma metrópole regional, atraindo milhares de turistas das cidades circunvizinhas e de todo o Brasil, interessados nas compras, tanto do comércio quanto da indústria, e nos estudos.

Leia mais

Adeus Ano Velho: sapos que viraram príncipes

03/01/2015 às 17:15 hs

Agradecido ao O PROGRESSO pelo espaço onde manifesto com liberdade as minhas opiniões, encerro o ano falando de alguns sapos que viraram príncipes.

Leia mais

Surpreendente a expansão da UFGD em apenas 9 anos

13/12/2014 às 08:00 hs

Trinta e cinco anos após um pequeno grupo de professores começar a defender a ideia de transformar o CEUD, então campus da UFMS, em UFGD, e ser inclusive alvo de chacotas, eis que temos uma Universidade Federal consolidada.

Leia mais

Sonhos e saudades

07/12/2014 às 08:37 hs

Mantenho um site (www.biasotto.com.br) que recebe, em média, 40 visitas diárias, número relativamente reduzido, mas com boa serventia, porque se presta, principalmente, aos estudantes envolvidos em pesquisas. Portanto, não é por vaidade que o mantenho, mas como forma de pagamento que faço à sociedade

Leia mais

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br