23 crônicas encontradas em "2009"

A era da impessoalidade: sua majestade o tele marketing

22/12/2009 às 20:19 hs

Um ditado antigo nos ensina que “tudo o que acontece é para o bem” e eu estou quase crendo que seja verdadeiro, pois veja o leitor, estava prestes a marcar uma consulta objetivando saber se o meu velho companheiro, o coração, estava funcionando bem

Leia mais

Das rotatórias européias aos semáforos norteamericanos.

07/11/2009 às 09:56 hs

Segundo me consta, quando o ex-prefeito Brás Melo, em seu primeiro mandato, esteve na Alemanha, trouxe consigo a idéia de implantar um sistema de rotatórias em nossa cidade que regulassem o tráfego de veículos sem as inconveniências dos tradicionais semáforos.

Leia mais

Confusas comparações entre governantes

26/10/2009 às 21:05 hs

Acompanho nos últimos anos a comparações que tem sido feitas tanto no âmbito local quanto nacional entre as figuras de FHC, Lula, Tetila e Artuzi, não necessariamente nessa ordem.
Não faltam os que dizem que Lula deu continuidade

Leia mais

Mercedes Sosa: uma voz inesquecível

15/10/2009 às 09:33 hs

Passei boa parte do último domingo ouvindo a deliciosa voz de Mercedez Soza, falecida no dia 4 de outubro de 2009, com 74 anos, dos quais dedicou 49 a cantar um canto de amor à vida e à liberdade.

Leia mais

Brasil Olímpico: Lula nega vitória pessoal sobre Obama

06/10/2009 às 21:13 hs

Matéria na Folha de São Paulo diz que Lula nega vitória pessoal sobre Obama. Tem razão o presidente, a vinda das Olimpíadas 2016 para o Brasil, não foi uma vitória pessoal e muito menos unicamente sobre o presidente norteamericano. Foi, na verdade, uma vitória coletiva, uma vitória brasileira, sobre todos os concorrentes. Foi sim, uma vitória do povo brasileiro,

Leia mais

A terra continua girando em torno do sol

03/10/2009 às 11:19 hs

Antes de Galileu, pensava-se que a Terra era o Centro do Universo, agora, muitos temos a impressão que ela gira mais rapidamente, ou até mesmo que não gira mais em torno de seu próprio eixo, mas sim em torno da linha do Equador, significa dizer: chegamos a pensar que às vezes o mundo está de ponta cabeça.

Leia mais

Mais vereadores: mais verborréia e representação.

25/09/2009 às 14:57 hs

Em 2004, seis meses antes das eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral diminuiu drasticamente o número de vereadores em todo o Brasil. As reações foram diversas: muitos aplaudiram a medida, inclusive boa parte da imprensa brasileira, alegando que vereador faz muito pouco e gasta muito.

Leia mais

O ervateiro: a deposição simbólica de uma obra artística

19/05/2009 às 14:34 hs

Afirmei certa vez que a palavra, uma vez proferida, já não pertence ao seu enunciador. Da mesma forma ocorre com a poesia, com a música, com as criações artísticas de modo geral. O artista é o criador,

Leia mais

Livres de carros

19/05/2009 às 14:33 hs

Leio no portal Terra – 17/05/2009 - artigo de Elisabeth Rosenthal, do New York Times, sobre experiência muito interessante que está sendo realizada em Vauban, na Alemanha, em relação ao uso do carro. Lá os 5.500 moradores abriram mão do automóvel em benefício da saúde ambiental

Leia mais

O patrimônio histórico-cultural de um povo

19/05/2009 às 14:28 hs

Deve haver no Centro de Documentação Regional, na UFGD, um dossiê que conta a história de luta de um grupo de professores e estudantes de Dourados pelo tombamento do Clube Social. Tetila e eu estivemos na vanguarda desse grupo.

Leia mais

Em torno da gripe suína

19/05/2009 às 14:26 hs

Houve uma mudança no nome da gripe, não é mais suína por determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é "influenza A(H1N1)". A indústria alimentícia temendo redução do consumo da carne de porco fez-se ouvir e a OMS aplicou a mudança,

Leia mais

Pau que bate em Chico...

19/05/2009 às 14:19 hs

Pau que bate em Chico...bate em Francisco, diz a sabedoria popular, sintetizando tudo o que já foi dito e escrito sobre o direito de igualdade.

Leia mais

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br