Surpreendente a expansão da UFGD em apenas 9 anos

Surpreendente a expansão da UFGD em apenas 9 anos.

Trinta e cinco anos após um pequeno grupo de professores começar a defender a ideia de transformar o CEUD, então campus da UFMS, em UFGD, e ser inclusive alvo de chacotas, eis que temos uma Universidade Federal consolidada. Criada em 2005, no próximo ano, 2015, haveremos de ter uma grande festa comemorativa de 10 anos de sua existência. Semana passada, em visita ao Centro de Documentação Regional, importante depositário da memória e história da região, comentei com o seu diretor, o professor Dr. Paulo Roberto Cimó Queiróz, que o nosso sonho, o sonho daqueles que tiveram a visão de que Dourados seria uma metrópole regional, foi menor do que a realidade, tão surpreendente o crescimento da UFGD que construiu e contratou professores e funcionários muito mais do que planejáramos no projeto inicial.

Esse processo de implantação e desenvolvimento da UFGD precisa ser muito bem avaliado pelas forças vivas de nossa cidade e região, para que não haja rupturas no futuro. O crescimento é vertiginoso. Somente hoje, enquanto, esta crônica está sendo divulgada, 81 novos concursos estão sendo realizados para a ampliação do quadro de docentes. Aposentado, já não tenho números exatos, mas segundo o costume, em cada banca com três membros, teremos dois docentes de outras Universidades brasileiras, o que significa dizer que receberemos 160 professores doutores de outras localidades hospedando-se, trabalhando e conhecendo a nossa cidade. Por outro lado, estimemos em torno de 5 concorrentes (todos doutores, conforme exigem os editais), de outros estados brasileiros para o preenchimento das vagas, serão mais 400 visitantes. Por essa e outras, temos de admitir que a UFGD foi uma das maiores conquistas de Dourados, equiparando-se ou até mesmo superando o sucesso da implantação da Colônia Nacional Agrícola e a expansão agrícola, especialmente com a soja nos anos de 1970.

UEMS  e UFGD, constituem-se nas duas instituições de ensino superior da região que mais produzem pesquisa e realizam extensões universitárias. Poucas são as cidades brasileiras que tem o privilégio de poder contar com duas universidades públicas. Lamentável que a UEMS tenha sofrido nos últimos oito anos de administração peemedebista, a perda de sua autonomia financeira e que o governador tenha imposto a criação de um curso de Medicina fora da sede, mas embora essa seja uma outra conversa, serve de exemplo para que a UFGD não sofra tamanha e nefasta interferência política, lembrando que em março de 2015 haverá eleição para a escolha de novo reitor.

O professor Dr. Damião Duque de Farias fez ao longo desses primeiros anos de implantação da UFGD um trabalho irrepreensível, a começar pela organização de uma equipe altamente capacitada. Dos 97 mil metros quadrados construídos, 67 mil (aproximadamente) foram erguidos a partir da criação da UFGD; de menos de cem docentes que tínhamos no CEUD, se contarmos com o concurso de hoje, teremos perto de 600 professores, a grande maioria com doutorado. Funcionários já são cerca de 2 mil, incluindo-se os do HU. Significa dizer que o professor Damião administra um orçamento de 225 milhões de reais. É muita obra, muita gente e muito dinheiro, por isso afirmei logo acima que as forças vivas de Dourados, mas especialmente os discentes, funcionários e professores da UFGD devem abrir bem os olhos na hora de escolher o novo reitor e os diretores de suas doze faculdades que congregam 32 cursos de graduação, 18 programas de mestrado e 8 de doutorado.

É muita coisa para apenas nove anos. Mal comparando, enquanto a UFGD era ainda um Campus da UFMS, em 34 anos de existência tínhamos 12 cursos de graduação, dois programas de Mestrado e apenas um doutorado.

Todos aqueles que participaram desse gigantesco projeto devem guardar hoje, num cantinho de seus corações uma pontinha de satisfação. Lembro-me que no primeiro vestibular para o curso de Medicina, esgotadas as vagas nos hotéis, muitas famílias se ofereceram para hospedar participantes de todas as regiões do país. Por isso, e por todo o trabalho feito, acredito que os novos 81 professores que haverão de tomar posse no ano que vem, serão muito bem recepcionados em nossa cidade e que contribuirão para que esse círculo virtuoso não seja interrompido.  

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

Voltar

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br