68 crônicas encontradas em "2010"

Bepi Bipolar (IX): memórias e reflexões do abduzido

05/08/2010 às 12:50 hs

Tino Sonso sempre foi um bom ouvinte, talvez por isso nunca lhe faltassem novidades, mas essa que ouvia agora era coisa de outro mundo, melhor dizendo, coisa de outros tempos.

Leia mais

Bepi Bipolar (VIII): o abduzido no futuro

03/08/2010 às 20:13 hs

- Sentamo-nos em cadeiras de braços defronte a um painel. Uma das cadeiras possuía uma espécie de teclado que passou a ser tocado pelo comandante daquela esquisita máquina do tempo.

Leia mais

Bepi Bipolar (VII): o abduzido

02/08/2010 às 18:59 hs

Se o caro leitor der um clique em um sitio de pesquisas poderá verificar que as estimativas apontam para mais de 8 milhões de registros ufológicos ao redor de nosso Planeta Terra.

Leia mais

Crônica em retalhos

31/07/2010 às 20:20 hs

Não dá mais pra ler: Nunca houve e nem haverá imprensa imparcial, da mesma forma como não existe ciência neutra. Ressalvando a temeridade das generalizações podemos dizer que atualmente até mesmo a tentativa de passar a ideia de imparcialidade desabou.

Leia mais

Cidade Educadora e Trânsito

31/07/2010 às 20:16 hs

Esse nosso mundo velho cansado de guerra, felizmente, pois já não há tantas como antigamente, embora estejamos sempre sujeito a elas, é cheio de contradições. Quando nascemos, ao contrário de sorrir, choramos

Leia mais

Bepi Bipolar (VI): O que é a vida?

30/07/2010 às 09:50 hs

Na última fabulosa história de Bepi Bipolar ele disse ao amigo Tino Sonso que se ausentaria por um tempo. Saíra, segundo disse, em busca de respostas que não encontrava em seu cafundó. E pôs-se a contar as suas façanhas para o amigo, iniciando por uma visita a um hospital.

Leia mais

Crônicas em retalhos

18/07/2010 às 07:14 hs

Essa crônica trata de vários assuntos de forma breve e objetiva. Planejamento, avaliação do MEC, representação local e investimentos em Dourados são os destaques:

Leia mais

Acertei, quase na mosca, mas polvo é que acerta

12/07/2010 às 08:23 hs



Não é o que dizem? Que o polvo sempre tem razão. Se o polvo Paul acertou todos os resultados, por que eu não haveria de acertar. Ora, bolhas! Lembram-se das bolhas do Ronaldo, na Copa passada?

Leia mais

Não creio no hexa, mas torço por ele

21/06/2010 às 22:18 hs

De médico e de louco todo mundo tem um pouco. Verdade, mas aqui no Brasil todos também temos um pouco de técnico de futebol e nesse caso não poderia deixar de dar o meu palpite para o resultado da primeira Copa do Mundo que está sendo realizada na África.

Leia mais

Ele voltou... o ervateiro voltou novamente...

21/06/2010 às 22:15 hs

Quando Adelino Moreira compôs a letra de “A Volta do Boêmio”, música mais conhecida como Boemia, jamais poderia imaginar que alguém, numa tarde de outono, poderia fazer dela uma paródia denominada “A volta do ervateiro”.

Leia mais

Penso que André “montou num porco”

16/06/2010 às 13:10 hs



Quando minha avó queria dizer que alguém tinha se enganado, cometido um equívoco qualquer, sapecava a frase “montou num porco”. O título dessa crônica não tem nenhum outro sentido a não ser esse, pois creio que André Puccinelli ao invés de montar no cavalo que lhe passou arreado pela frente cometeu o erro político de montar em um porco

Leia mais

Edie Frei e a ditadura

11/06/2010 às 18:53 hs

A história de Edie Frei é semelhante à de Harrison de Figueiredo, Sultan Rasslan e de outros brasileiros que foram detidos pela polícia na época da ditadura de 1964-1985. Edie Frei foi perseguido em Catanduva

Leia mais

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br