44 crônicas encontradas em "2014"

O exoesqueleto: um gol de placa

14/06/2014 às 16:32 hs

“A taça do Mundo é Nossa”, música composta em comemoração à vitória brasileira em 1958, na Suécia, por Lauro Müller, Maugeri Sobrinho e Victor Dagô, foi lembrada na quinta-feira passada por muitos brasileiros que tiveram o privilégio de ouvir pelas ondas de rádio as transmissões vibrantes como as de Jorge Cury,

Leia mais

A Copa do Medo

07/06/2014 às 08:16 hs

Timidamente os brasileiros vamos dependurando nossas bandeiras na sacada, nossas bandeirolas nos carros, enfeitando as nossas ruas, mas nunca como antes.

Leia mais

Estamos sendo filmados

31/05/2014 às 09:16 hs

Eric Arthur Blair escreveu em 1948 um livro cujo título é simplesmente a inversão dos dois últimos números, ou seja 1984. Sucesso no mundo todo o autor, cujo pseudônimo era George Orwel,

Leia mais

Almas gêmeas: isso realmente existe?

24/05/2014 às 07:39 hs

Estava escuro como o breu e, portanto, o susto foi grande quando duas mãos se sobrepuseram simultaneamente na maçaneta para abrir a porta. Por sorte o interruptor estava ao alcance e a luz foi acessa. O casal, ainda um pouco assustado, gargalhou com o acontecido.

Leia mais

Manga, leite e outras mistificações

17/05/2014 às 07:29 hs

Meu amigo Hermínio Galeano brinca em relação a uma crônica na qual escrevi que nos tempos coloniais os escravos foram convencidos de que manga com leite fazia mal. Aos senhores, sobravam então as mangas, escassas àquela época.

Leia mais

Mais médicos, mais cursos de medicina

10/05/2014 às 16:31 hs

Novo curso de Medicina pode abrir na UEMS em Dourados”. Este é o título de matéria publicada neste jornal na quinta-feira passada, no entanto, no corpo do artigo não fica evidente se o curso será mesmo em Dourados.

Leia mais

Como educar em tempos de tantas vertentes?

03/05/2014 às 07:54 hs

No ano 400 d.C., Santo Agostinho resolveu mudar-se de Cartago para Roma por ouvir dizer que “lá os rapazes estudavam mais sossegadamente

Leia mais

Será que “O Progresso” chega aos 77 anos?

26/04/2014 às 12:37 hs

O Jornal O Progresso está entrando em seu 64º ano de existência. Não conheci o seu fundador, Weimar Torres, mas acompanho esse diário há 40 anos

Leia mais

A ACED e a CPI da Petrobrás

12/04/2014 às 07:28 hs

Mesmo dirigindo, os pensamentos voam. Tentava decifrar o motivo pelo qual a ACED endereçara uma carta aos deputados locais solicitando-lhes que assinassem o pedido de abertura da CPI da Petrobrás quando me vejo preso em um congestionamento

Leia mais

Datas de março/64: 31, o dia que durou 21 anos

29/03/2014 às 05:15 hs

E ainda existem decrépitos ou ignorantes defensores da ditadura! Em janeiro de 1971 o deputado Rubens Paiva desapareceu para jamais ser encontrado. Março, do mesmo ano, um corpo é encontrado no fosso de um elevador

Leia mais

Datas de março/64: 19, a Marcha da Família

22/03/2014 às 14:18 hs

Ultradireitistas brasileiros articularam para hoje, 22 de março, uma (re)edição da Marcha da Família realizada em 19 de março de 1964. Eles desejam para o Brasil uma “intervenção militar constitucional”. Diz a convocação:

Leia mais

Datas de março/64: 13, o Comício da Central do Brasil

15/03/2014 às 05:42 hs

O 13 de março de 1964 marca o grandioso Comício da Central do Brasil, no qual o presidente João Goulart comprometeu-se em implementar as Reformas de Base, o que descontentou ainda mais os conservadores.

Leia mais

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br