Afirmar que o nível de ensino em Dourados é bom, seria ignorar toda a problemática existente em termos de Educação; por outro lado, dizer que o nível de ensino é puro e simplesmente horrível, seria falta de conhecimento da realidade nacional. Atravessamos uma fase de transição praticamente em todos os setores da sociedade e em termos de educação esse fato é caracterizado pela implantação da malfadada Lei 5.692 que contribuiu, sem dúvida, para o rebaixamento do nível de ensino em todo o território brasileiro.
Para nós, interessa no momento o problema relativo à nossa cidade, que, apresenta certos endogenos influenciando direta ou indiretamente o bom andamento do ensino , como é o caso que analizaremos hoje, ou seja, o problema dos diretores.
Nossos diretores são nomeados através de interferência política e, assim sendo, com raras exceções, constituem-se em políticos ou ao menos com um certo vínculo com esse ou aquele grupo.
A formação das chamadas panelinhas nas escolas cujos diretores são praticamente estáveis, se de um lado ser prejudicial ao ensino, na medida em que os ideais e objetivos solidificados não correspondem às reais aspirações do educando, de outro permitem ao menos uma certa segurança ao professor que, fazendo parte do grupo não se vê ameaçado de dispensa.
No caso da grande rotatividade dos diretores não há cristalização de ideais ficando portanto a escola com objetivos vagos e mal definidos. Note-se ainda que nestes casos basta que o diretor não se simpatize muito com determinado professor para que este seja dispensado, o que cria um clima de grande insegurança, altamente prejudicial ao ensino.
Urge que se tomem medidas para que possamos ir resolvendo aos poucos nossos problemas ma no concerne ao ensino. Aguardemos.
Jornal de Notícias 16.05.78
A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.
VoltarSer convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria
A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.
Abrir arquivoNossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.
Abrir arquivoO livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.
Abrir arquivoEsta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política
Abrir arquivoEsse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.
Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.
Abrir arquivoMomentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.