Dourados e as cidades educadoras: mais um sonho coletivo

Wilson Valentim Biasotto *

O conceito de cidades educadoras surgiu em Barcelona, Espanha, em 1990. Quatro anos depois, em 1994 foi aprovada a Carta de Princípios das Cidades Educadoras. Hoje cerca de 280 cidades em todo o mundo estão afiliadas à Associação Internacional das Cidades Educadoras, dentre elas 9 no Brasil.

Em síntese, uma cidade educadora é aquela que, além de cuidar com atenção especial da educação formal, transforma todos os locais públicos em espaços educativos. Significa dizer que em uma Cidade Educadora exercita-se a educação continuada que atinge desde o recém-nascido até o mais idoso de seus cidadãos.

Para fazer parte desse restrito universo de Cidades Educadoras um longo caminho tem que ser percorrido. Não é à toa que ao longo de catorze anos de existência da Associação das Cidades Educadoras apenas 280 tiveram os seus pedidos de adesão aprovados.

No caso de Dourados teremos que organizar um Comitê que tenha necessariamente o apoio irrestrito da Prefeitura e da Câmara Municipal e seja integrado por universidades públicas e privadas, escolas de ensino infantil, fundamental e médio, imprensa, organizações não governamentais, entidades de classe, associações, clubes de serviços, as várias corporações policiais, exército, magistratura, ministério público, guarda-mirim, grupos de escoteiros, enfim, um comitê composto pelas forças vivas de nossa cidade que pense e sistematize todo o processo de inclusão de nossa cidade junto à Associação de Cidades Educadoras.

Esse comitê constituirá grupos de trabalho que elaborarão projetos voltados para a elevação do índice de qualidade de vida do cidadão, para a preservação ambiental e para o desenvolvimento econômico e sócio-cultural. Como nesses campos incluem-se praticamente todas as ações da atividade humana, será possível organizar-se uma quantidade infinita de projetos que possam satisfazer as necessidades mais elementares da sociedade, a começar pela erradicação da fome e do analfabetismo e a humanização do trânsito e atingir atividades muito mais complexas no campo econômico, científico e cultural.   

  Transformar Dourados em Cidade Educadora é mais um grande projeto de grande vulto que merece ser encampado pela sociedade e pelas forças políticas douradenses, mais um sonho para ser sonhado coletivamente.

O autor e doutor em História Social pela USP

Vereador pelo PT – Dourados MS

 

 

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

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Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

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2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

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MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

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Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

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Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

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[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

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[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

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[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

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