Praia: o fórum máximo do empreendedorismo tupiniquim

Tempos distantes, tinha completado dezoito anos sem nunca ter visto o mar, mas eis que a boa fortuna, fez com que eu fosse indicado para auxiliar a turma do escritório central de uma grande empresa na Avenida Paulista. A proprietário veraneava no Guarujá, pois afinal, ninguém é de ferro. A turma do escritório desceu para o litoral para as devidas prestações de contas e eu fui convidado. Na descida a neblina não me deixava ver o mar, somente fui conhece-lo já com o pé na areia. A especulação imobiliária ainda não havia descoberto o Guarujá. A casa do patrão ficava ao lado do Grande Hotel, mas nem por isso deixamos de ir até o outro hotel existente, o Jequitimar. Almoço no restaurante Sobre as Ondas, aonde os funcionários do escritório brincavam comigo dizendo que eu tinha furado os lábios com o garfo. Insinuavam que eu ficava olhando para as garotas, à imagem e semelhança da Garota de Ipanema.

Quando conheci o mar já fazia uns vinte anos que Luís Gonzaga lançara a música “Cintura Fina” [1950]: “Vem cá cintura fina, cintura de pilão, cintura de menina, vem cá meu coração”, mas ainda era uma letra que se fazia sentir, pois se via muitas e muitas cinturas finas por lá. Aliás, quem não tivesse cintura fina não ousava desfilar com biquíni e olha lá se as senhoras passadas dos quarenta usavam maiôs.

Mas nas praias está tudo mudado. Cinturas finas são poucas, mesmo dentre a juventude e as senhoras já não precisam envergonhar-se em desfilar pelas areias. As praias tornaram-se ambiente democrático, onde convivem a pluralidade e a diversidade, tanquinhos e toneizinhos.

Convivem também na praia os novos “empreendedores” brasileiros. Antigamente se via nas praias alguns vendedores ambulantes, hoje são “empreendedores” que disputam palmo a palmo o espaço. Vendedoras de trancinhas coloridas amarradas ao cabelo, as chamam de tererê, o que me parece estranho; tatuadoras esmeram-se com os seus desenhos; empreendedores do milho cozido fazem a alegria dos moradores de grandes cidadãs; vendedores de loterias da Caixa, proclamam que o prêmio será seu; chapéus, bonés, copos de isopor decorados, óculos novos e óculos achados na praia. Chega de ponto e vírgula! E de exclamação. Coisas em desuso.

A verdade é que a praia se transformou em um grande centro do “empreendedorismo” contemporâneo. Os garçons dos quiosques são contratados por 45 dias, dispensados e recontratados, mas superam em segurança trabalhista os “empreendedores” que não fazem contribuição alguma para assegurar a sua aposentadoria. Talvez sejam pessoas imediatistas daquelas que desejam viver “o dia de hoje”, quem sabe têm certeza de que enriquecerão e não precisarão de governo algum.

Conversei com muitos “empreendedores”, antigamente conhecidos como subempregados ou ambulantes. Deixei de enriquecer em prazo de poucas horas porque não acreditei no entusiasmo do vendedor de loterias.

Espantei-me com a cotação das latinhas vazias, três reais e cinquenta centavos o quilo. Um “empreendedor” carregava dois fardos enormes, calculando um peso aproximado de dez quilos, portanto naquele dia o seu faturamento estava próximo de atingir a casa dos trinta e cinco reais. Ou seja, o valor aproximado de cinco latinhas cheias. Eita líquido precioso! E como é consumido! Imaginei quantos outros “empreendedores” não tinham catado também outros e outros dez quilos.

O empreendedor que alugava pranchas estava com poucos clientes, talvez porque não tivesse visão de negócios ao escolher uma praia demasiadamente turbulenta para essa prática. O mar enfezara, quebrava naquela praia outrora tranquila, violentamente provocando pequenos acidentes e não raro alguém rodava.

Algas, muitas algas marinhas eram arremessadas à praia pela fúria do mar. Surpreendeu-me não ver ninguém as catando para vender como substrato para orquídeas. Sinal de que ainda há caminho livre, espaço aberto, para empreendedores iniciarem os seus negócios.

Panerai Replica Panerai Replica Watches Cartier Replica Watches IWC Replica Hublot Replica

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

Voltar

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br