O cerco para nova ditadura se fecha e a indignação repousa

Talvez devesse intitular esse texto como sendo uma “crônica dispersa”, por tantos assuntos, preocupações e temores. Ao mote corrupção agora se alia fraude. Mote é aquilo que serve como propósito de algo. Para o Golpe de 1964, o mote foi o combate ao comunismo; recentemente, para depor governos de esquerda na América Latina foi usado o mote corrupção e, atualmente o mote é fraude. Quando o combate ao comunismo, à corrupção e às fraudes se generalizaram rapidamente, houve uma “central” para gerenciar as medidas a serem tomadas em nome desses propósitos. Essas campanhas não nascem espontaneamente, podem até se enraivarem e passarem a frequentar o imaginário coletivo, mas não são produtos de criação coletiva.

Perceber essas criações vindas do Norte me dá nos nervos, especialmente por falta de respostas a elas, ou seja, por falta de indignação. Será que não estamos percebendo os rumos que os acontecimentos estão tomando?

Caminhamos para mais uma ditadura? Comunismo, corrupção ou fraudes, os motes variam, mas a verdade é que na América Latina estamos sendo esmagados por políticas contrárias ao povo trabalhador e, no Brasil, ao que parece, perdemos a capacidade de nos indignar.

Vejamos alguns exemplos: Medida Provisória o governo extinguiu o DPVAT [Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de via Terrestre]. Os maiores penalizados pela medida são os pobres acidentados, pois 45% da arrecadação desse seguro vai para o SUS, novo alvo de esfacelamento, afinal a parcela do DPVAT ao SUS em 2018 foi de 2,1 bilhões de reais. O cidadão é atropelado, vai para o SUS e cadê o SUS? Já não chegavam as privatizações, o sucateamento das Universidades Públicas, a Reforma da Previdência? Acabar também com SUS faz parte da política do atual governo, uma política neoliberal já há tempos foi descartada pelos Estados Unidos e Inglaterra, seus precursores.

Os banqueiros e rentistas, já estavam agradecidos pela retirada da exclusividade do Banco do Brasil e da Caixa Econômica sobre o seguro-desemprego, agora rejubilam-se com a nova perspectiva, enquanto os bancários deverão atender também aos sábados e os trabalhadores em geral, aos domingos, sem horas-extras. Jovens empregados terão direito a apenas 2% de FGTS

Ainda não é tudo, um juiz de Itajaí, absolveu dois nazistas que haviam espalhado suásticas e cartazes pró Hitler pelas ruas, apesar de que a Lei de 1989 proibi apologia ao nazismo. Procuradora do Ministério Público do Rio, que postou com camiseta pro-Bolsonaro, afirmou que o porteiro do condomínio da Barra mentiu, após perícia de duas horas. Outra procuradora, Monique Cheker, apoiou publicamente o golpe de Estado na Bolívia. Nem desejo falar dos procedimentos de Dallagnol e a equipe da Lava a Jato, mas até em Dourados, o Ministério Público, combate a democracia e, por via de consequência, defende a intervenção na UFGD, utilizando-se como argumento a existência de “fraude” nas eleições que eu asseguro sempre foram democráticas.

Mera coincidência que a OEA [Organização dos Estados Americanos], sempre a serviço dos Estados Unidos, tenha declarado que houve “fraude” na eleição boliviana e que Evo Morales tenha tentado um autogolpe.

Ainda mais: Medida Provisória 905/2019, revoga a obrigatoriedade de registro para atuação profissional de jornalistas (artigos do Decreto-Lei 972/1969) e de outras 13 profissões. Uma medida aparentemente inocente, mas que atropela o jornalismo, a assistência social e outras tantas profissões. E não percebemos, ou perdemos a capacidade de indignação?

E os meios de comunicação. O jornalismo brasileiro, que atinge a maior parte da população, é de fazer corar os cidadãos minimamente esclarecidos. A grande mídia nacional quando agride os governantes o faz com balas de festim. Ataca e assopra. Em Dourados, ai meu Deus, sonhei que Antônio Tonani, o fundador da FM 92, me apareceu e perguntou ironicamente: “E aí Biasotto, você que brigava comigo para que a Radio fizesse um jornalismo independente, o que está achando que estão fazendo agora? ” Tive tempo de responder-lhe, “bem ao menos éramos capazes de dialogar e você não era fascista”.

Seria o governo brasileiro apenas medíocre, ou por detrás de tanta estupidez, que culminaram até mesmo com a invasão da embaixada da Venezuela, estaria um projeto de nova ditadura?

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

Voltar

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br