Caneta Azul: o lado B

Falar o que todo mundo sabe é chover no molhado, aliás, por falar em molhado, muito trovão e pouco chuva nesse abençoado Centro Oeste, grande produtor de grãos e que deve perceber, nessa crise, que além do agronegócio pode haver outras atividades produtivas e que as nossas universidades podem proporcionar alternativas.

Mas, vamos falar em “caneta azul”, que deve ser uma dessas músicas solitárias de um compositor: lembram-se os raros e caros leitores de algumas delas similares? Vou citar apenas duas para não aborrecer: “Eu bebo sim, estou vivendo, tem gente que não bebe está morrendo...” Outra: “Aonde a vaca vai, o boi vai atrás, eu não vou na sua casa pra você não ir na minha, você tem a boca grande, vai comer minha galinha...”

“Caneta Azul” está fadada a ter o mesmo destino, o esquecimento. Mas Manoel Gomes, o maranhense interiorano que, cansado de perder canetas compôs essa música de grande sucesso, não foi nada bobo: registrou-a em cartório e parece-me, salvo melhor juízo, que já recebe direitos autorais, mesmo porque cantores famosos [Wesley Safafão, Simoni, Simaria, Maiara e Maraisa], já cantaram para multidões e contribuíram para que já houvesse mais de 10 milhões de visualizações no YouTube. E o sucesso já se deslocou do Brasil e chegou aos Estados Unidos [Alok fez um remix com a canção e a tocou pela primeira vez num show nos Estados Unidos].

Que me perdoem os meus raros e caros leitores, mas não desejo falar propriamente das qualidades, ou falta delas, na música “caneta azul”. O que desejo enfatizar, como diz o título dessa crônica é o lado B, ou seja, a possibilidade de conhecermos coisas que a grande mídia ignora e que são importantes para a cultura popular, nesse caso. Vejamos: Manoel Gomes, o compositor, é homem humilde, lá do interior do Maranhão e, no entanto, possui instrumentos, técnicas e inteligência para divulgar a sua criação.

Esse é o lado B. A possibilidade de se atingir milhões de pessoas, faze-las cantar quase que inconscientemente, com a utilização de equipamentos muito menores que os fuzis, tanques de guerra e aviões supersônicos.

Essa a grande revolução do século 20 e 21: a vitória sobre a Mídia hegemônica, a vitória sobre o discurso único, com um aparentemente simples telefone celular. A maioria da população brasileira atualmente pode se libertar da Globo, por exemplo.

Bom, mas às vezes a liberdade custa caro, muitos preferem acomodarem-se e resignarem-se para evitar conflitos de consciência. Milhões ouviram, com certeza, “Caneta Azul”, mas, por exemplo, mesmo estando à disposição, ainda não viralizou a recente entrevista do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho [TRT], da 4ª Região em Porto Alegre. A Grande Mídia não vai mostrar, ela, no máximo, troca apenas tiros de festim com governos neoliberais e até mesmo fascistas. Mas eu lhes resumo a entrevista.

O desembargador Marcelo D’Ambroso, cita, em sua entrevista, a Convenção de Filadélfia de 1944, onde se declara que o trabalho não é uma mercadoria, mas um direito humano. E diz o desembargador: “a única coisa que produz é o trabalho”.

Concordo. Mas essa verdade irrefutável é sempre mascarada. Em 1992, por exemplo, Fukuyama, escreveu o livro que ganhou dimensões de best seller, onde, em resumo, afirma que, com a derrubada do Muro de Berlim, houve o “Fim da História”, ou seja, a partir daí o neoliberalismo seria a única verdade para o Mundo. Mentor intelectual de Ronald Reagan e de Margaret Thatcher [uma espécie de Olavo de Carvalho para o bolsonarismo], hoje admite que é preciso redistribuir melhor a renda. Deveria ter dito isso para Pinochet e evitado que o Chile sofresse tanto. É mesmo assim, a plutocracia e os seus áulicos estimulam o capitalismo selvagem e depois pedem desculpas. Como já disse acima, algumas vezes são disparadas balas de festim. Mas a grande verdade é que a mídia brasileira é retrógrada, continua neoliberal, não obstante esse conceito seja ultrapassado, e assim, o povo trabalhador sofre, os funcionários públicos são vilipendiados, a patrimônio nacional, constituído ao longo de várias gerações é dilapidado e com isso a nossa soberania é posta à venda por trinta moedas.

Caneta azul passará, mas a possibilidade de termos alternativas midiáticas não passarão.

 

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

Voltar

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br