Fênix vermelha: a volta por cima do PT

A última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 2 desse mês de setembro, indica uma tendência de ascensão do Partido dos Trabalhadores, pouco explorada pela mídia tradicional: “se o segundo turno das eleições presidenciais de 2018 acontecesse hoje, Fernando Haddad (PT) seria eleito com 42% dos votos, contra 36% de Jair Bolsonaro (PSL). E mais, a pesquisa indica que os eleitores do atual presidente ficariam reduzidos, em breve, a 12%.

A pesquisa aponta ainda que apenas 74% dos eleitores de Bolsonaro votariam nele. Em 8 meses de mandato, foi uma estrondosa perda de 26% em relação aos 57.796.986 de votos obtidos no segundo turno. Significa dizer que mais de 15 milhões de eleitores brasileiros já não votariam no “mito”.

Para o Partido dos Trabalhadores, não interessa tripudiar sobre esses números, apenas torcer para que essa queda se deva à política econômica posta em prática e pela avaliação de que a Lava a Jato foi uma farsa, e não apenas pelos disparates do presidente. Por outro lado, o PT deve avaliar três hipóteses: a primeira é que os brasileiros estão enxergando que a marca de “partido corrupto” que lhe foi imposta pela Lava a Jato, aliada com a Globo, foi mentirosa e golpista; a segunda é que essa tendência de conscientização deve aumentar à medida em que as informações forem chegando até ao povo que ainda tem dificuldade em compreender que a mídia conservadora é ligada a classe dominante e, portanto, parcial; a terceira é que o partido recupera chances reais de voltar ao poder no âmbito municipal, estadual e federal.

E o que significa a volta do PT ao poder? Vamos recordar:

Quando o PT administrou Dourados, entre 2001 e 2008, sob o comando de Laerte Tetila, acabou-se a buraqueira, veio o shopping e mais de 500 obras [dentre elas o primeiro aterro sanitário do Estado]. Foi realizado o sonho da implantação da UFGD. Dourados, que era considerada o Portal do Inferno, foi transformada em um Cidade Educadora, reconhecida internacionalmente, tornou-se florida, iluminada, sem portas comerciais fechadas] No que diz respeito à Educação e Saúde o salto de qualidade foi impressionante, com escolas reformadas, planos de carreira, postos em pleno funcionamento, vinda do SAMU, reabertura do Hospital de Urgência e Trauma [hoje Hospital da Vida], Hospital da Mulher e, ainda mais: a conclusão e abertura do Hospital Universitário que hoje é sustentáculo da saúde pública para a região.

Destaque ainda para a administração petista em Dourados [em aliança com outros partidos], para a Secretaria de Assistência Social, com a criação dos CRAS [Centro de Referência de Assistência Social], dos CREAS [Centro de Referência Especializado de Assistência Social], casa da Acolhida, Casa da Mulher, transformando o assistencialismo antigo em segurança para os desfavorecidos.

A experiência petista no governo do estado também foi altamente positiva. Nos oito anos de governo Zeca, Mato Grosso do Sul recuperou a máquina pública, a arrecadação melhorou e, por via de consequência, estradas, escolas e hospitais foram reformados. O funcionalismo recebeu atenção especial e a UEMS obteve a sua autonomia financeira.

No âmbito federal, o governo petista [também aliado com outros partidos], sem privatizar nenhuma empresa pública, solucionou a questão da dívida externa e ainda deixou uma reserva de 380 bilhões de dólares, a economia do país foi impulsionada por obras públicas e pelo Programa Bolsa Família. As Universidade Federais, então sucateadas, foram recuperadas e, ainda, foram criadas 18 novas instituições, além de mais de 300 Institutos Federais. Dois programas grandiosos e pouco ressalvados foram o SAMU, que vem salvando vidas em todo o território nacional e o SUAS [Serviço Único de Assistência Social]. No contexto internacional foram criados o bloco e o banco dos BRICS e o nosso país assumiu papel de protagonista nas relações internacionais. E, para resumir, o governo petista de Lula e Dilma acabou com a fome no Brasil.

Por isso tudo, o Partido dos Trabalhadores, juntamente com os demais partidos que desejam um Brasil forte e soberano, lançará candidatura própria para concorrer à Prefeitura de Dourados no próximo ano e em tantos outros municípios em que houver viabilidade. E, com toda a certeza, também ao governo do Estado e ao governo Federal.

 

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

Voltar

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br