UFGD: sonhada, amada e agora ultrajada

As primeiras manifestações em prol da UFGD deram-se no início dos anos de 1980. A ideia, tida como maluca, se transformou em sonho, em projeto e em realidade.

O Centro de Documentação Regional da UFGD possui grande acervo documental que retrata a movimentação em torno da criação da UFGD. Tão sonhada, foi a UFGD que 72 entidades douradenses constituíram um Comité em prol da “Cidade Universitária de Dourados”.

O sonho virou projeto. Dourados e Região abraçaram a causa e após 25 anos de persistência, em 2005, foi criada a nossa Universidade Federal.

A UFGD causou entusiasmo, a construção civil exultou, o comércio ampliou as suas vendas, a hotelaria expandiu-se, as livrarias reanimaram-se, a pesquisa, ensino e extensão oferecidos pela Universidade animaram tanto o ensino quanto os setores agropastoris e industriais. Movimentos culturais ganharam nova dimensão, com festivais de música, teatro, artes plásticas. Dourados transformou-se em avançado centro médico-hospitalar e o Hospital Universitário desdobrou-se para atender a região. Alunos de toda parte do Brasil [e estrangeiros] afluíram para Dourados, muitos com suas famílias. Professores doutores, altamente especializados, passaram a contribuir com os seus saberes para toda a região. E sem contar o volumoso orçamento que, direta ou indiretamente, contribui para o desenvolvimento de Dourados. 

Intramuros da UFGD, o ensino de qualidade, a extensão desenvolvida e as pesquisas resultaram em avaliação positiva, tanto que durante anos seguidos foi considerada a melhor instituição de ensino superior do Estado. E o respeito à pluralidade, à diversidade e a prática da democracia fizeram com que a UFGD acolhesse em seu seio alunos, professores e funcionários de todos os matizes políticos e ideológicos, inclusive uns poucos extremistas de direita, com mentalidade bem próxima ao fascismo que atualmente ultrajaram a UFGD usando artifícios diversos para impedir a nomeação do candidato à reitoria mais votado.

A minoria, deve ser respeitada, mas não pode golpear a maioria, no entanto forças reacionárias de Dourados, movimentaram-se no sentido de desvirtuar o processo de escolha de reitor da UFGD. Contatos com políticos foram realizados, inclusive denúncias à senadora Soraya questionando a nomeação de um professor de esquerda para a reitoria. Entristece-me ver uma rádio douradense afirmar que houve fraude na eleição e que jamais se deveria empossar um reitor de esquerda.

FHC nomeava somente os primeiros colocados nas listas tríplices [a única vez em que foi nomeado o segundo colocado ele estava viajando e exercia a presidência Marco Maciel]. Lula e Dilma sempre nomearam o primeiro colocado, inclusive para a UFGD, com a nomeação da professora Liane Calarge. Esses presidentes jamais questionaram se o eleito era de esquerda ou de direita.

A judicialização do processo de escolha do reitor da UFGD, a partir do Ministério Público local, feriu gravemente a democracia e a autonomia universitária. O MP local aceitou uma denúncia esfarrapada, sabe-se lá de quem, acreditou nela e a encaminhou à Justiça que, liminarmente, suspendeu a lista tríplice, mas logo a seguir, julgado o mérito, decidiu por mantê-la, inclusive com a concordância do próprio MP, representado por outro procurador. Mas eis que o procurador que inicialmente acatou a denúncia [ignorando a unidade e a indivisibilidade do MP] recorreu em segunda instância onde, também em liminar, o juiz suspendeu a validade da lista. O mérito, espera-se, será julgado até o final desse mês.

A Justiça tardou em julgar e o mandato da reitora Liane expirou. Então, o Ministério da Educação, ao invés de solicitar um nome ao Conselho Superior da Universidade e nomear interinamente o indicado até decisão da Justiça, arbitrariamente nomeou uma interventora para a UFGD.

Ultrajada, a comunidade universitária indigna-se, movimenta-se, clamando por democracia. A Câmara Municipal, encaminhou carta [assinada pelos 19 vereadores], ao presidente da República, solicitando-lhe que nomeasse o primeiro colocado da lista tríplice.

A nomeação de uma interventora para a UFGD é uma afronta que não pode ser aceita. Somente o reitor eleito merece o respeito da comunidade universitária e da sociedade douradense.

Qualquer outra decisão é golpe, que desrespeita a própria Constituição.

 

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

Voltar

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br