Outra pesquisa de universidade brasileira me fez lembrar de uma marchinha carnavalesca de 1954, imortalizada por Linda Batista, “A marcha da Penicilina” que dizia “petróleo bruto faz nascer cabelo...”. Imaginem! Mas é que a UFMG criou recentemente, além da espuma absorvente de agrotóxico, um tônico capilar que faz nascer cabelo. No entanto, a ANVISA, sempre muito exigente com produtos farmacêuticos brasileiros, rejeitou em parte os resultados. Serão necessários ainda mais investimentos e tempo. As criações científicas não acontecem em passe de mágica, muitas delas são frutos de esforços transgeracionais.
Por tudo o que as universidades públicas realizam, defende-las deveria ser um dever de todos, independentemente de posição social. Sem a penicilina, as vacinas e a filosofia, morreriam mais cedo tanto pobres quanto ricos. As universidades e os institutos de pesquisas são os grandes responsáveis pela produção do conhecimento nessas áreas. Filosofia também? Não só filosofia, mas todos os ramos de ciências [Na Alemanha a filosofia é estudada inclusive nos cursos de Medicina].
Sem anestesia, antigamente, eram reconhecidos como melhores médicos ortopedistas aqueles que conseguiam serrar com maior rapidez uma perna gangrenada. E quem não se lembra dos filmes mostrando que para se retirar uma bala encravada o “anestésico” e, ao mesmo tempo o desinfetante, era o uísque.
A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.
VoltarSer convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria
A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.
Abrir arquivoNossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.
Abrir arquivoO livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.
Abrir arquivoEsta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política
Abrir arquivoEsse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.
Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.
Abrir arquivoMomentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.