Eleição para a reitoria movimenta a UFGD

A eleição para a reitoria da UFGD [12/03/2019] é decisão interna, mas interessa diretamente a toda região onde está localizada, porque ela é produtora de ensino, de pesquisa, de extensão, de desenvolvimento científico, humanístico e cultural. Se o reitor(a) escolhido for um dirigente ativo, democrático e atue junto com as forças vivas da região, haverá uma troca de conhecimentos e ações enriquecedoras para ambas as partes.

Uma das grandes preocupações das universidades federais brasileiras no momento é que o Ministério da Educação, em 17 de dezembro de 2018, emitiu nota técnica invalidando as consultas prévias realizadas nas universidades baseadas na paridade entre os votos dos três segmentos das instituições. Ou seja, invalida a possibilidade de o Colégio Eleitoral constituir a lista tríplice que prevê 33% de peso nos votos de cada segmento. O ministério admite que os votos dos docentes tenham peso de 70% e o de técnicos administrativos e acadêmicos juntos, de 30%. Como a maioria das instituições adota o voto paritário, sua invalidação abre a possibilidade de todas as votações serem contestadas e as nomeações feitas à revelia da comunidade universitária.

A alegação de que os docentes conhecem melhor a universidade é simplista, subestima a inteligência dos técnicos, administrativos e dos acadêmicos, inclusive a dos que ingressaram em ano de eleição. Um estudante recém matriculado terá como parâmetro os debates, as conversas com todos os segmentos da universidade, jamais será um alienado. A defesa do voto paritário é a fórmula democrática mais adequada para a escolha do dirigente máximo da universidade.

Outra preocupação é com a constituição da lista tríplice, porque depois de ser feita a consulta prévia à comunidade acadêmica, o resultado é encaminhado ao Colégio Eleitoral que então elabora a lista tríplice e a endereça ao Ministério da Educação que, por sua vez, a encaminha para a nomeação, feita pelo presidente da República.

Ora, em algumas Universidades existem muitas chapas concorrentes, na UFGD apenas 3 se inscreveram. Significa dizer que as três chapas poderão compor a lista tríplice, seja qual for o número de votos de cada uma, pois ao ministério da Educação não interessa o resultado da consulta, apenas os três nomes. Nesses termos, de nada valeria a consulta prévia e, por isso, a reivindicação mais importante e unânime dos três segmentos universitários é que seja nomeado sempre o primeiro colocado da lista.

FHC comprometeu-se em nomear o primeiro da lista tríplice [embora quando viajou o seu vice aproveitou para nomear na UFMS o segundo da lista].  Nos governos Lula e Dilma o primeiro da lista sempre foi o escolhido, inclusive na UFGD, onde a atual reitora, mesmo tendo vencido por estreita margem de votos, foi a nomeada. Agora o que se teme é que o governo Bolsonaro, pelas impressões que dele se tem, nomeará reitores sem a observância da primeira colocação na lista tríplice.

Se isso ocorrer e se a moda pegar, as Universidades Federais passarão por enorme retrocesso. A Universidade é uma instituição onde a pluralidade de pensamento impera e o relacionamento entre as diversas áreas é de imensa complexidade. Portanto, se lhe for dada autonomia para a escolha de seu dirigente, a comunidade respeitara o resultado pois sabe que compete à maioria governar desde que com respeito às minorias.

Os Sindicatos da UFGD e a Diretoria Central dos Estudantes [DCE] já emitiram notas pugnando pelo direito de escolherem o futuro reitor e conclamando a todos os segmentos da UFGD que participem ativamente do processo de escolha.

Em âmbito nacional a ANDIFES [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior] também já se pronunciou afirmando que para garantir a autonomia da Universidade “A democracia não é um simples meio, mas um valor universal. Como método mais legítimo de expressão da vontade coletiva, não pode ser descartada, necessitando, sim, ser sempre aprimorada (...) É essencial afirmar publicamente a importância de serem conduzidos ao cargo de reitor ou reitora aqueles docentes autonomamente indicados no primeiro lugar pelo colégio eleitoral de suas respectivas universidades, sendo garantido assim um elemento definidor da democracia, que é o respeito à vontade da maioria”.  

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

Voltar

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br