Tudo o que acontece é para o bem. Será?

Enfadado com seus encargos o rei vai à caça com um escudeiro. Floresta adentro, o rei se arranha e lamenta-se. Não se preocupe, diz-lhe o escudeiro: “tudo o que acontece é para o bem”. Segue a caçada, mas tudo conspirava contra o rei e o escudeiro repetia à exaustão: “tudo o que acontece é para o bem”. Ao desembainhar a espada para abrir uma picada, eis que o rei decepa um dos dedos. E o arqueiro repete: “tudo o que acontece é para o bem”. Furioso, o rei tenta golpeá-lo, mas ele foge.

Ato seguinte eis que uma tribo da floresta aprisiona o rei e o leva à aldeia onde é preparada uma fogueira na qual ele seria oferecido como sacrifício. Para acender o fogo chega o pajé. Todos dançam e cantam ao redor do rei, mas o pajé  manda parar o ofício: “Como oferecer aos deuses um homem mutilado? Não viram que lhe falta um dedo? ”

O rei foi solto e reencontrou o escudeiro. “Não precisa fugir, você tem razão, “tudo o que acontece é para o bem, se não houvesse decepado o dedo estaria queimado”. Prontamente o arqueiro responde: “E se o senhor não me tivesse perseguido com a espada seríamos aprisionados juntos e o queimado seria eu que estou com os meus dez dedos intactos. ”

Pois é. E diante da gravíssima crise pela qual passa o nosso país, o que haveremos de dizer: que tudo o que acontece é para o bem?  Ou seremos pessimistas a ponto de pensarmos como Murphy: “se algo puder dar errado dará”?

A crise que atravessamos é profunda. Por trás dela não poderia faltar a bandeira norte-americana que muito contribuiu na derrubada de uma presidente honesta para colocar no poder uma quadrilha que está destruindo o Brasil. Não somente pela corrupção, mas pela política neoliberal e entreguista que está promovendo. Pior, esse grupo chegou ao poder graças à participação de uma banda da polícia e do judiciário, atrelada à operação Lava a Jato. Historiadores e jornalistas críticos já estão desvelando os podres dessa operação aliada diretamente aos interesses dos norte-americanos que desejam comprar barato o que for sucateado, a exemplo da Petrobrás, Eletrobrás ou o que quer que seja.

E é nas conjunturas de crise que surgem uma voz aqui outra ali pedindo intervenção militar. Ato seguinte oficiais da reserva começam a se manifestar, até que um ou outro general da ativa diz publicamente que o exército deve intervir. Então o povo, vendo que a política está viciada e que o próprio judiciário já não se faz respeitar, acredita que a solução está mesmo na intervenção militar.

Não foi diferente em 1964, Castelo Branco desejava ficar dois anos no poder, sanear a política brasileira e devolver ao povo o direito de escolher os seus representantes. Os dois anos se transformaram em 21 e o que era para ser a salvação transformou-se em horror, com prisões, torturas e mortes.

Quem defende intervenção militar deve atentar para o fato de que o exército não foi feito para governar, o exército é constituído para a defesa da nação. No exército não se pratica a democracia, a hierarquia militar não o permite. E deve ser assim mesmo, em uma eventual ação bélica as ordens devem ser cumpridas, mesmo que sujeitas a erros táticos ou estratégicos.

Deplorável o General Mourão pronunciar-se a favor de uma intervenção. Questionável a atitude do comandante do exército Vila Boas em não punir o seu subordinado. Felizmente uma ressalva, ele diz que Mourão “não fala pelo Alto Comando, quem fala pelo Alto Comando sou eu”.   De qualquer forma não devemos nos esquecer de que altos comandos muitas vezes caem em sublevações de oficiais subalternos.

O futuro é incerto. Até mesmo o professor Moniz Bandeira, da Universidade de Brasília, intelectual nacionalista de esquerda defendeu uma intervenção militar alegando que "o importante é impedir que o patrimônio nacional - Eletrobrás, Eletronuclear, Petrobrás e pré-sal, bancos estatais - seja dilapidado, entregue aos gringos: é evitar que o desenvolvimento do Brasil, com a inclusão, não seja interrompido; é impedir a entrega aos gringos de uma parte da Amazônia maior que a Dinamarca".

O perigo ronda o Brasil. Tudo o que acontece é para o bem? Talvez seja hora de esquecer os “Mourão” e nos lembrarmos de Buda: “somente o amor dissipa o ódio”, ou de Cristo: “amai-vos uns aos outros”.

                                                         Publicado em “O Progresso” dia 23/09/2017

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

Voltar

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br