Bendido o que semeia livros

Os versos de Castro Alves sobre o livro, embora escritos em 1870 (Espumas Flutuantes), ainda conservam o frescor, como o da gota de orvalho pousada sobre a face de uma maçã ruborizada de pudor: “Oh! Bendito o que semeia / Livros à mão cheia / E manda o povo pensar! / O livro, caindo n’alma / É germe – que faz a palma / É chuva – que faz o mar! ”.

Ocorreu-me a lembrança de Castro Alves porque nessa última quinzena de agosto, vários eventos demonstram a importância do livro para a formação de cidadãos. Destaco quatro.

No dia 15, terça-feira, a Editora da UFGD promoveu o lançamento de vinte livros. Vinte obras que, somadas aos lançamentos anteriores, aproximam-se de 200 livros editados. Significa dizer que a UFGD está mantendo uma média de vinte livros anuais, pois a sua editora recém completou dez anos de existência. Trata-se de um número expressivo. Não são muitas as cidades de porte médio, como Dourados, que têm uma editora tão atuante e, algumas outras, com destaque à de Nicanor Coelho, que tem também e torno de duzentos livros editados.

Os livros da UFGD têm a vantagem de ficarem disponíveis aos interessados, bastando acessar https://portal.ufgd.edu.br/setor/editora/catalogo para baixa-los em PDF. Dentre os livros lançados neste ano o leitor poderá encontrar no catálogo (até o final de setembro), um de minha autoria: “2010: o ano que não acabou para Dourados”, mas esse não é o destaque. Existem livros em várias áreas do conhecimento humano, inclusive um que reúne artigos de quarenta autores: “Povos indígenas de Mato Grosso do Sul”, com a coordenação da professora Graciana Chamorro.

Já pensou o leitor o esforço para reunir quarenta autores? E que tal 120? Pois é, nos dias 11 e 14 de agosto, foi lançado, respectivamente, na Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), o livro “Comentários a uma sentença anunciada – o processo de Lula”. Trata-se de 103 comentários de 120 juristas de notório saber sobre a sentença proferida pelo juiz Sérgio Moro, condenando o ex-presidente Lula. Em ambos os lançamentos os livros se esgotaram. No Rio, o auditório comportava 400 pessoas, mas nada menos do que dois mil interessados estiveram no local. Trata-se, portanto, de um sucesso absoluto que, infelizmente, somente chegara às nossas boas livrarias de Dourados, se houver uma segunda edição.

Na descrição do livro, editado (também em inglês) pela Saraiva, está dito que ““Comentários a uma sentença anunciada: o Processo Lula” é talvez o mais importante documento jurídico publicado no Brasil em décadas (...) é uma espécie de Carta Compromisso com a Cidadania, a Democracia e o Estado de Direito”.

O terceiro destaque refere-se ao livro “José”, de Carlos Drummond de Andrade, falecido em 17 de agosto de 1987, portanto 30 anos atrás. Sobre Drummond muitos dizem que só não ganhou o prêmio Nobel de Literatura porque não escreveu em inglês, mas com certeza, foi o poeta mais influente do Brasil e, ainda hoje, continua atual. Lembra-se o leitor de que “no meio do caminho tinha uma pedra / tinha uma pedra no meio do caminho”. Pois não é atual? E que dizer do poema “José”, publicado em 1942, não tem tudo a ver com hoje?: “E agora, José? / A festa acabou, a luz apagou / o povo sumiu / a noite esfriou / e agora, José? / e agora, você? / você que é sem nome / que zomba dos outros / você que faz versos / que ama, protesta? / e agora, José? (...) se você gritasse / se você gemesse / se você tocasse / a valsa vienense / se você dormisse / se você cansasse / se você morresse... / Mas você não morre / você é duro, José!

“E agora José” foi publicado, como disse, em 1942, em plena Segunda Guerra Mundial (1939-1945), tempos em que a guerra era cruel e mortífera, assim como ainda são muitas das guerras atuais. A Mídia, também como a atual, era falaciosa, cada lado pintando o outro com as cores que lhes convinha, para iludir os incautos. Só não existia, parece-me, o lawfare, “a guerra jurídica”, como assistimos diariamente nos dias atuais.

O último destaque fica para livros sobre o folclore, comemorado em 22 de agosto. Antecipando a data, hoje (19/08), a partir das 19 hs, a Academia Douradense de Letras fará um sarau na Casa Arandu, no Parque dos Ipês. Você será bem-vindo. 

Publicada em "O Progresso" em 19/08/2017

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

Voltar

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br