Degola geral, hoje no presídio e amanhã?

Na Holanda prisão do século 19 é transformada em hotel de luxo e mesmo assim o país está sofrendo uma crise penitenciária, cheap omega replica cheap replica watches replica watches Knockoff replica watchessobram selas. Na Noruega, o sistema prisional é o melhor do mundo, a cadeia é comparada a hotel e apenas 20% são reincidentes, logo, 80% são reabilitados.  A Suécia está fechando prisões. Dinamarca, Finlândia e Islândia, enfim os países Nórdicos são exemplos para o mundo de reabilitação de prisioneiros.

Um parêntese para saudar Dourados que, na administração Tetila, transformou o cadeião da Av. Weimar Torres em uma escola modelo. Mas esse dado não altera, infelizmente, as estatísticas brasileiras, como veremos adiante.

O sistema penal do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales, quando estava com aproximadamente 80 milhões de habitantes), tinha 73 mil presos. Apenas no Estado de São Paulo, com aproximadamente 40 milhões de habitantes, em maio de 2006, a população prisional era de 141 mil. (Nagashi Furukawa).

Sobre a França os dados que tenho estão ultrapassados, 67 373 presos no ano de 2012. Embora se saiba que o número de prisioneiros franceses tenha aumentado ano a ano, o número não chega a impressionar, principalmente se tomarmos em termos comparativos os quatro países com maior número de presos do planeta Terra: Estados Unidos, China, Rússia e Brasil representam 52% do número de detentos no planeta.

Os Estados Unidos têm mais de 2 milhões de presidiários, a China 1 milhão e seiscentos, a Rússia perto de 700 mil.

O Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo. São mais de 600 mil presos, sendo que em torno de 40% deles são provisórios, ou seja, pessoas acusadas de algum crime aguardando julgamento. As penitenciárias estão superlotadas e ainda assim faltam vagas para mais de 240 mil brasileiros.

Com uma população carcerário dessa proporção e sem investimentos condizentes para a reabilitação dos presos é que acontecem rebeliões e o massacres como o do Carandiru e a chacina de Manaus. Nas redes sociais não são poucos os que afirmam, parafraseando o General Norte Americano Sheridan, para quem "índio bom é índio morto", que “bandido bom é bandido morto”. E as autoridades brasileiras silenciam sobre esses casos e somente pensam na construção de novos presídios, mais dois inclusive previstos para Dourados.

Quem acreditaria se não ouvisse com os próprios ouvidos ou lesse com os seus próprios olhos que o governador do Amazonas, José Melo, tentando esquivar-se de sua responsabilidade, dizendo simplesmente que não havia nenhum santo lá entre os mortos em rebelião.

Dias atrás a Ministra Carmen Lúcia, do Supremo, se replica watches fake watches replica watches quality disse horrorizada com a situação dos prisioneiros no Rio Grande do Sul e avaliou que um preso no Brasil custava ao Estado em torno de R$ 2 200,00 (dois mil e duzentos reais), mas pasme o leitor, os presos de Manaus, custavam ao Estado a importância de R$ 5 000,00 (cinco mil reais), por mês, ou seja, além do presidio estar com excesso de população, além dos presos não terem as mínimas condições de reintegração à sociedade, o seu custo para o governo amazonense estava superfaturado.

Cláudio Beato, da UFMG, afirmou que as rebeliões nas penitenciárias estão diretamente ligadas à insegurança nas ruas. E, ao que parece os governos dos estados brasileiros e da própria união insistem em manter os padrões medievais das prisões brasileiras. Dourados, já disse, será presenteada com mais duas penitenciárias, dois presentes de grego para o nosso município. Se isso resolvesse o problema carcerário tudo bem, mas simplesmente esses estabelecimentos estarão superlotados em breve e a crise continuará. Ao invés dessas providências os governos deveriam prestar mais atenção para alguns modelos que estão sendo desenvolvidos no Brasil, inclusive o sistema apoiado pela Associação de Proteção e Amparo aos Condenados. Nos presídios apoiados por essa associação os presidiários são em pequeno número, trabalham em suas profissões ou lhes são ensinadas profissões novas, têm contato mais próximo com familiares e com a comunidade e, por tudo isso os presos têm sido reabilitados em grande número.

Por ora o Brasil continua sendo mal visto pelo Mundo e os brasileiros, conscientes de que precisamos avançar no processo civilizatório, precisamos ir às ruas por melhor educação e saúde.

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

Voltar

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br