O reportante do bem e a guerra entre poderes

Bepi Bipolar andava sumido assim como o seu amigo Tino Sonso, mas é provável que seja lembrado pelos leitores, senão basta consultar www.biasotto.com.br e encontrará as façanhas de Bepi, um sujeito que ora está com o senso perfeitamente normal, ora entra no nonsense. Nessa semana apareceu almoçando, acompanhado do amigo, aliás único amigo, capaz de ouvi-lo, Tino Sonso.

Tino reparou que o amigo possuía várias manchas rochas e não resistiu em perguntar-lhe se havia sofrido algum acidente. Bepi, começou a falar depressa e sem interrupção:

Acidente coisa nenhuma. O que vê ainda é pouco, se lhe mostrar as costas e o peito você vai ficar impressionado. Tudo pancada da polícia de Brasília quando entrei no meio de uns 30 mil manifestantes contra a PEC 55. A polícia de hoje me faz compara-la com a que agiu na época da Ditadura Militar em 1984, contra manifestantes pelas Diretas Já.  Mas essas marcas se apagarão com o tempo, o que não se apagará jamais serão os efeitos dessas tresloucadas medidas adotadas pelo governo Temer e aprovadas no Congresso contra os direitos do povo brasileiro.

Sabe Tino, prosseguiu Bepi Bipolar. Estamos vivendo uma guerra, um enfrentamento entre o Legislativo e Judiciário que coloca o presidente golpista como um molusco entre o mar e o rochedo. Por seu lado o Legislativo agiu indignamente, deu a impressão que aprovaria as dez medidas contra a corrupção, mas na calada da noite apresentou emendas e mais emendas que deturparam a iniciativa do Ministério Público.

Tino Sonso, que geralmente não interrompe seu amigo, dessa vez não se aguentou e perguntou-lhe se a iniciativa foi do Ministério Público ou do povo que, cansado de corrupção, assinou embaixo da proposta?

 Então Bepi continuou a sua exposição: Digo Ministério Público, apesar de 2 milhões de assinaturas que dariam a ideia de que fora uma iniciativa popular. Por outro lado, não deixa de assistir alguma razão ao Legislativo que, se aprovasse o projeto em sua forma original geraria um estado jurídico-policialesco. Ora veja, diminuir o direito ao habeas corpus, implantar a figura de um reportante, ou seja, abrir espaço para que qualquer cidadão denuncie o seu amigo ou seu parente equivale aos procedimentos nazi-fascistas. Reportante! Até o nome não cai bem. 

Fez-se um longo silêncio até o final do almoço, mas logo após o café Bepi Bipolar, ao que tudo indica no seu polo nonsense, desandou a falar: Sabe Tino, deveríamos fazer um abaixo assinado para manter Temer no poder. É certo que o seu desastrado governo está arrasando o país, Dilma jamais tomaria atitudes contra o seu povo e encontraria outras maneiras para combater a crise, auditando a dívida interna, verdadeira Gargantua, mas especialmente tributando as grandes fortunas e taxando também o lucro dos investidores em aplicações financeiras. Por seu lado o governo golpista está sacrificando os trabalhadores e levando o país a voltar para o mapa da fome da ONU, no entanto entendo que sem Temer será ainda pior.

Sabe Tino, continuou Bepi, o Ministério Público e até mesmo o Supremo Tribunal Federal andam às turras com os políticos, sendo que o Supremo está até mesmo fazendo Leis, como a que permite o aborto antes dos três meses de gestação e o Ministério Público, ao menos os seus representantes na Lava a Jato estão tentando colocar-se acima da própria Constituição, haja vista as prisões coercitivas sem aparente necessidade, as escutas clandestinas de ligações telefônicas e a divulgação precipitada de processos ainda em andamento. Daí o Legislativo reage e enquadra os distribuidores da Justiça imputando-lhes crime de abuso de autoridade. É uma queda de braços. Supremo e MP pressionam o Congresso, se ganharem em seus pleitos estará implantada definitivamente uma Ditadura Judicial, se perderem Temer se verá entre a cruz e a espada, cairá na chantagem da Lava a Jato que ameaça renunciar coletivamente e veta a Lei? Ou colocar-se-á ao lado do Congresso? Para onde pender custará o seu mandato que já está por um triz. De qualquer forma somente cairá em 2017, quando a escolha do novo presidente será por via indireta. Quem será eleito? O PSDB, que já tem experiência em lascar com o povo com o seu neoliberalismo ou um Joaquim Barbosa ou mesmo Sérgio Moro, representando a ditadura judicial?

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

Voltar

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br