Crônica em retalhos: resenha de boas notícias da semana que passou

 Bibliotecas públicas: dignas de uma cidade educadora, foram inauguradas em 22/06/2012, as primeiras mini-bibliotecas públicas em Dourados, instaladas por iniciativa do grupo Arandu (leia-se Nicanor Coelho, Carlos Magno et alii), com o incentivo financeiro de empresários que enxergam um pouco além da curva. Dirão que os pessimistas que os livros serão roubados. Responderemos nós, os otimistas, reporemos os que forem roubados até que o povo se acostume.

Ainda mais sobre livros: estou sabendo que bem em frente ao shopping o grupo que idealizou as mini-bibliotecas vai montar uma banca para vender livros de autores douradenses. São muitos, e bons. Tomara que a ideia vingue e que os nossos autores sejam valorizados.

Feira do Livro: Não é verdade que foi a primeira, mas a que foi realizada semana passada no espaço aberto do Parque dos Ipês, provavelmente tenha sido a maior feira do livro já vista em Dourados. Coisa linda de ver. Milhares de pessoas passeando pelos corredores da feira, livros carregados em sacolas e em braçadas. Parabéns aos organizadores.

Orquestra sinfônica: Na abertura da feira do livro, que teve o apoio da UFGD, o reitor Damião Duque de Farias anunciou a criação da Orquestra Sinfônica da Universidade. É preciso ser dito em alto e em bom som: a UFGD já tem feito coisas maravilhosas por Dourados e região e o melhor ainda está por vir à medida em que mais e mais egressos estiverem contribuindo para com a nossa cidade com os conhecimentos adquiridos nessa importante instituição de ensino.

Patrimônio de São Carlos: sábado (16/06/2012), o escritor Nilson Britez fez o lançamento de sua obra na Academia Douradense de Letras, “O Patrimônio de São Carlos”. Nilson Britrez é um militar aposentado que teve a coragem de contar como o Exército brasileiro ocupou o Patrimônio de São Carlos, expulsando os seus moradores. Uma obra que já é do conhecimento da Comissão da Verdade e que vai dar muito que falar. Aos poucos vamos conhecendo melhor o período da história brasileira entre 1964-1985.

Por falar em UFGD, e a UEMS? Há rumores de que o governador quer criar um curso de Medicina no campus da UEMS em Campo Grande e que também quer transferir a reitoria para lá. Se essa é uma boa notícia para Campo Grande não é, com certeza, para a região de Dourados. Já sugeri há muito tempo, e reitero: o governo do Estado, ao invés de transferir a sede a UEMS para Campo Grande, que crie a Universidade Estadual de Campo Grande. Em minha opinião a UEMS é um patrimônio inalienável de Dourados, mas como nesse cantinho do Brasil chamado Mato Grosso do Sul, tudo é possível, principalmente se for desfavorável à Dourados, fiquemos todos como bons escoteiros em estado de alerta. 

Cassação do presidente Lugo: Estava demorando, mas o Paraguai sofreu novo golpe. Dessa vez foi o parlamento paraguaio que cassou aquele que renegou à batina para tentar fazer um trabalho social avançado para os nossos vizinhos paraguaios. Faltando 9 meses para a eleição presidencial, em pouco menos de trinta horas o presidente dos pobres foi apeado do poder. Países do Mercosul querem a expulsão do Paraguai o que seria um desastre para os nossos vizinhos. A Argentina foi rápida e incisiva ao retirar o seu embaixador de Assunção, se todos os países do Mercosul tivessem feito o mesmo,  golpe seria revertido. O Brasil foi reticente, manifestou-se contrário, mas não tomou ainda decisão condenatória, pois enquanto se dava o golpe, a diplomacia brasileira, envolvida com a Rio+20 descuidou-se. Nem a Bolívia, nos últimos tempos arriscou golpes como esse. É lamentável, que por motivos tão fúteis caia mais um presidente. É péssimo para a democracia e para os nossos irmãos lindeiros.

Ótima notícia para meus adversários: Certa feita publiquei uma crônica criticando FHC por se deixar fotografar ao lado de Maluf e colocar essa foto em outdoors espalhados pela cidade de São Paulo. Agora Lula buscou o apoio de Maluf. Então, que os meus adversários ideológicos e também os adversários por fisiologia que riam de mim à vontade. Tenho que morder a minha língua. O meu PT, o PT que sempre defendi, o PT pelo qual dediquei alguns anos, não me parece o mesmo. O meu PT, ideológico, honesto, ético, com propostas socializantes mudou. Não obstante, considero Lula o melhor, senão um dos melhores presidentes da República que o Brasil já teve. E Fernando Hadad, considero-o um dos melhores ministros que já tivemos na Educação. Se pudesse iria fazer campanha para ele em São Paulo, como fiz para Zeca, Delcídio, Tetila, João, e tantos outros nos quais acreditei. Se eles mudaram, problema deles, eu não mudei. Mas, sinceramente, particularmente prefiro ter uma derrota eleitoral do que uma derrota política. Penso que Lula esteja querendo uma vitória eleitoral.  Os douradenses sabem muito bem o que significa uma vitória simplesmente eleitoral com a eleição de Ari Artuzi.

A safra de milho promete: Felizmente a safra de milho para a nossa região promete ser cheia. O clima está favorecendo. Lamentável que ainda não tenhamos uma política agrícola que favorece os produtores, pois com certeza as multinacionais que controlam a produção agrícola brasileira haverão de jogar os preços do produto lá para baixo. Mas a boa notícia é que os produtores rurais continuarão a respirar, a maioria com aparelhos, é verdade.

 

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

Voltar

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br