A Rainha de Jango

Obra: A rainha de Jango: história de Januária Maria da Conceição, Rainha da Reforma Agrária no governo de João Goulart.

Autor: Aldair Lucas Carvalho - Formado em Letras português/espanhol pela UEMS – Mestre em literatura e estudos culturais pela UFGD ­– professor da rede pública estadual de ensino – autor da obra: Etnias Olvidadas.

Dourados, MS : Nicanor Coelho Editor, 2011, 129 pp. (ISBN 978-85-7965-036-9)

 

Resenha da obra: Nicanor Coelho perguntou-me se eu conhecia a rainha de Jango. Demorei alguns segundos para a resposta, já ouvira falar da rainha de Sabá, da rainha Hortência, rainha Marta, da rainha da Portela, rainha Leopoldina, Elizabeth, e tantas e tantas outras rainhas, até mesmo a da Sucata, mas rainha de Jango, essa eu não conhecia. Está certo que eu, um professor aposentado, vou deixando para um cantinho recôndito da memória os capítulos que não tiveram contribuição decisiva no processo histórico, mas poxa, por ser contemporâneo e também por  estudar o governo de Jango eu sabia de muitos detalhes, mas Rainha? Descobri a "Rainha de Jango" quando o editor Nicanor Coelho agraciou-me com a obra de Aldair Lucas Carvalho.

Li o livro de um só fôlego. Minha intenção era matar a curiosidade que o tema me despertou e não a de fazer uma resenha crítica.  Daí a rapidez da leitura. Se fosse uma resenha crítica eu teria que parar a leitura, refletir sobre cada frase, contrapor argumentos, enfim estabelecer um juízo de valor. Nessa resenha bibliográfica, apenas faço a apresentação do livro segundo a minha leitura.

O autor entrevista dona Januária, recebe dela uns cadernos, na verdade diários, e transforma esse material em um livro que bem poderíamos classificar como sendo “histórias de vida”. E que vida? Dona Januária percorre um caminho fascinante: de campesina no Ceará torna-se metalúrgica em São Paulo; daí pula para o Palácio do Planalto, onde foi coroada Rainha da Reforma Agrária por Jango. Dia seguinte ao da coroação é detida em ato público em São Paulo e durante seis meses fica em cativeiro, imposto pela ditatura militar, de onde consegue fugir e ser acolhida em uma Diocese paulista. Sua beleza faz dela modelo em desfiles de moda em São Paulo, mas depois se torna empregada doméstica. Em Mato Grosso do Sul volta à origem campesina, primeiro acampada, depois assentada em Ivinhema (Assentamento São Sebastião). Dona Januária é uma mulher obstinada, corajosa, mas submete-se à de um marido grotesco. Ao separar-se do marido torna-se uma mãe zelosa, mas quando foi proprietária de um bar em Dourados chegou a alcovitar uma menina. A história de vida de Dona Januária é repleta de ambiguidades e de contradições, também de lacunas, tantas que o leitor se surpreende a cada página procurando completar a história com a sua própria imaginação. Mérito do autor. Em resumo, o livro é o retrato da vida de uma mulher forte, mulher de luta, mas de uma  mulher trágica.

 

 

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

Voltar

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br