O livro de Nicanor Coelho reúne 32 artigos que são na verdade histórias de vida de pessoas especiais, perseverantes, lutadoras, gente de garra que de alguma forma põe as suas respectivas vidas a serviço de alguém ou de alguma ideia.
Leia maisUma prosa douradense é uma viagem pitoresca pela história do cotidiano de Dourados desde os tempos mais remotos de sua fundação até os nossos dias.
Leia maisMuito bom termos em Dourados professores preocupados com a literatura africana, possibilitando aos leitores uma viagem nova, repleta de novidades, ao abordar temas pouco comuns aos brasileiros, não obstante a maioria de nossa população ser constituída por afro-descendentes
Leia maisEssa luz anunciada pelo título do livro significa a luta pela recuperação do autor que se envolveu com as drogas. Uma história de vida e o exemplo que um ex-dependente químico pode dar aos que ainda não se libertaram do vício
Leia maisEntretextos é mais uma obra do prof. Paulo Nolasco, da UFGD, lançado em maio de 2012, pela Life Editora (em "pesquisar" desse site digite Nolasco e veja outras 6 obras do autor cadastradas.
Leia maisA obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.
VerNossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.
VerO livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.
VerEsta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política
VerEsse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.
Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.
VerMomentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.