O papel das Universidades Públicas em Mato Grosso do Sul

14/07/2018 às 07:59 hs

Leio em “O Progresso” de quinta-feira passada que o deputado estadual George Takimoto reacendeu na Assembleia Legislativa o debate sobre a criação da Universidade Federal do Pantanal [UFPAN].

Leia mais

Desejos desvanecem conforme o regime político

07/07/2018 às 14:58 hs

Quando o sono perde a hora de chegar, abro “As cidades invisíveis”, de Ítalo Calvino, e sempre encontro algo maravilhosamente novo. Ainda ontem reli “as cidades e o desejo”.

Leia mais

A submissão latino-americana aos Estados Unidos

30/06/2018 às 13:52 hs

Juca Chaves fez uma paródia da música “lé com lé, cré com cré”, cantando: “Esso, Shell, Esso, Shell, e o Brasil por beleléu // Quem disse meu amigo que o Brasil é lusitano, foi inglês e agora digo que já é americano. ” Pois é!

Leia mais

O que será o amanhã?

23/06/2018 às 10:14 hs

Não encontro em meu quartinho de estudos o livro “Brasil ano 2000”, para certificar-me se foi nele em que baseei uma série de palestras em escolas públicas estaduais, desenvolvidas em projeto de extensão universitária do CEUD/UFMS [hoje UFGD). Se minha memória não me trair, esse livro irradiava o pessimismo pós 1968

Leia mais

No país do futebol, o desinteresse pela Copa

16/06/2018 às 07:58 hs

Começou na quinta-feira passada o maior evento futebolístico do Planeta Terra. A festa de abertura foi rápida e bonita. Os brasileiros ficamos sabendo um pouco mais sobre a Rússia, esse país continente

Leia mais

O plano da ditadura era invadir o Uruguai

09/06/2018 às 08:05 hs

O meu exagerado otimismo está sofrendo baixas sucessivas, diria que está agonizando. Quem aguenta ver o seu país derretendo, o dólar batendo recordes, a economia próxima à recessão, o desemprego avolumando-se, notícias ruins de todo lado?

Leia mais

Na cobertura da greve faltou mais que a cereja

02/06/2018 às 09:55 hs

Dadas as suas proporções, sua gravidade e repercussão em toda a sociedade, a greve dos caminhoneiros recebeu cobertura jornalista preferencial. Acompanhei apreensivo, observando como as emissoras de rádio e televisão pautaram o evento

Leia mais

Três sucessivos e grandiosos complôs

25/05/2018 às 10:42 hs

Escrevo essa crônica antes do término da greve dos caminhoneiros, portanto não tenho conclusões, embora já possa antecipar o meu receio de que ela possa ser também um locaute, ou seja uma paralisação promovida, ou apoiada, pela classe empresarial

Leia mais

Estrelas brilham e indicam caminhos

19/05/2018 às 07:54 hs

Braguinha e Noel, em “As Pastorinhas”, imortalizaram: “A Estrela Dalva, no céu desponta, e a lua anda tonta, com tamanho esplendor...” A Estrela Dalva sequer é uma estrela, é o planeta Vênus, mas brilha e, não à toa, as estrelas são cantadas em versos e prosa

Leia mais

Eleições democráticas ou para o Nemo?

12/05/2018 às 05:43 hs

Com o perdão da memória de Drummond e usando o que se chama de “licença poética”, permito-me substituir a clássica pergunta “E agora José” por “E agora Brasil”?

Leia mais

SIMTED – 40 anos de uma luta que continua

05/05/2018 às 08:56 hs

Somente a partir da Constituição de 1988 é que o funcionalismo público pôde se organizar em sindicatos, por isso que o SIMTED nasceu em forma de associação: Associação Douradense de Professores [ADP]. Na próxima segunda-feira, 7 de maio de 2018, o SIMTED completará 40 anos

Leia mais

Jovens inexperientes podem causar instabilidade judicial

28/04/2018 às 07:38 hs

Na minha adolescência ouvia sempre o meu pai me aconselhando, “não vá ser advogado porque você poderá ter que defender coisas injustas”

Leia mais

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br